O Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA), busca colaborar e controlar essas operações nos estados do Pará e Mato Grosso. É integrado ao Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais (CEPROF), ambos definidos pelo Decreto Estadual nº 2.592, de 27 de novembro de 2006.

Gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o SISFLORA é essencial para a operacionalização do cadastro, comercialização e transporte de produtos, subprodutos ou matéria-prima florestais oriundos de qualquer formação florestal, natural ou de plantios e reflorestamentos.

O SISFLORA fornece formulários para os diferentes usuários, como associações, pessoas físicas e jurídicas, relativos aos documentos operacionais competentes ao sistema, como a Autorização de Exploração Florestal (AUTEF), a Autorização de Crédito de Reposição Florestal (ACRF), a Declaração de Venda de Produtos Florestais (DVPF), nas suas diferentes modalidades, a  Declaração de Transferência de Crédito Florestais (DTCF) e o Guia Florestal (GF), com suas variações. São disponibilizados também relatórios sobre as atividades florestais citadas e manuais de operações para o uso do sistema.