O Forest Stewardship Council (FSC), criado em 1993, é uma organização não governamental, independente, que não possui fins lucrativos e foi desenvolvida com o intuito de promover o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável, afim de garantir mudanças positivas nas florestas, na fauna e nos povos que nela habitam. O FSC tem sede na Alemanha e representa mais de 80 países no mundo, inclusive o Brasil, que teve sua iniciativa formalizada em 2001, junto ao Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.

O FSC possui um sistema de certificação florestal que busca reconhecer a sustentabilidade dos produtos florestais e permitir com que as empresas comprem de forma consciente, beneficiando não só o meio ambiente como também os negócios, as pessoas e o mercado, incorporando de forma igualitária os interesses sociais, ambientais e econômicos, além de ter credibilidade internacional.

O Brasil possui 7.628.406 de hectares certificados na área de Certificação de Manejo Florestal e abrange 145 operações de manejo, além de possuir 1067 certificados na modalidade de Cadeia de Custódia (CoC). O país está no 6º lugar do ranking de sistemas FSC e é marcado pelo forte crescimento da cadeia de produtos florestais. O FSC é governado por membros individuais (pessoa física) e/ou organizacionais (pessoa jurídica), entre os representantes estão membros de ONGs ambientais e sociais, comerciantes de madeira, organizações florestais e de povos indígenas, pequenos produtores, varejistas e proprietários florestais.

Atualmente, existem 10 princípios que regem o manejo florestal responsável, entre eles, deve-se ter conformidade com as leis e princípios do FSC, deter posse, direitos e responsabilidades de uso, respeito aos direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores e comunidades, avaliar os impactos ambientais, assegurar os benefícios da floresta, do plano de manejo, programas de monitoramento e avaliação, e manutenção de florestas conservadas e plantações.

Para ser associado e certificado é necessário entrar em contato com o site oficial da FSC para efetuar o processo de certificação e ter o direito de uso comercial da logomarca. Ser licenciado necessita de adesão ao programa TSP – Trademark Service Provider – junto a autorização do FSC.