Localizada no estado do Pará, a Floresta Nacional (Flona) de Altamira possui uma ampla área territorial com 689.012 hectares (ha). Por conta de sua extensão, está situada em três municípios: Altamira, Itaituba e Trairão – Sua criação é relativamente recente por meio do Decreto n° 2.483, de 2 de fevereiro de 1998.

A floresta encontra-se na planície amazônica, com altitudes de 180 a 350 metros, abrange a bacia hidrográfica entre o rio Tapajós e o rio Xingu contendo parte do rio Curuaés na bacia do Xingu.

O Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) de 2009, autorizou a concessão florestal de 380 mil hectares desta área para manejo florestal. A proposta de edital para esta concessão foi apresentada em audiências públicas realizadas em Altamira, Trairão e Moraes Almeida – distrito do município de Itaituba. As sugestões recolhidas foram consideradas na elaboração do edital, que resultou na concessão de quatro Unidades de Manejo Florestal (UMF). Com essa concessão de aproximadamente 40 anos, é esperado o aumento da economia com geração de empregos para a sociedade local.

(Fonte: https://www.florestal.gov.br. Acesso em: 17/02/2021).

Mais informações em: https://uc.socioambiental.org/arp/1328